Voltar ao site

A maior onda de revoltas populares da história da humanidade

22 de maio de 2022

Em termos de participação direta e protagonismo das massas, as revoltas deste século são mais massivas do que muitas das revoluções do século XX.

Daniel Delfino, PassaPalavra, 4 de maio de 2022

[O site PassaPalavra publicou o levantamento a seguir das revoltas populares que eclodiram pelo mundo nos últimos anos, acompanhando das fontes das informações. Trata-se de um excelente sistematização, que poderia ser complementada, com outras fontes e lutas, mas que afirma seu ponto. Ela é seguida de uma longa análise de seu autor, figura de proa do autonomismo, que pode ser acessada aqui e aqui. Nosso propósito aqui é mais modesto: constatar a realidade empírica que ela marca para nosso mundo.

Lista de revoltas populares da onda atual

2018

– Nicarágua, protestos que começaram numa luta contra a reforma da previdência, paralisaram o país durante meses e exigiram a saída do presidente. Sugestão de leitura em Waslalas.

– Brasil, greve dos caminhoneiros paralisa o país, ameaça o governo de plantão e evidencia de uma só vez o descolamento da esquerda em relação à revolta e também a hegemonia reacionária, que meses depois levaria à eleição do Bozo. Sugestão de leitura no Passa Palavra.

– França, coletes amarelos, revolta contra um imposto que iria aumentar os custos de transportes, começa nas pequenas cidades, paralisa o interior do país e invade Paris nos fins de semana durante meses. Sugestões de leitura em Notes from Below, El Diário, Metamute e Ill Will Editions.

– Sudão, revolta contra a ditadura de 30 anos de Omar Al Bashir, que durou meses até conseguir a remoção do ditador no ano seguinte e um acordo para um regime de transição. Sugestões de leitura em The Nation, 500 WordsMag, Jacobin, Le Monde Diplomatique, Ediciones Extaticas e Crimethink.

2019

– Hong Kong, revolta contra uma lei autorizando o governo a extraditar opositores para a China continental. Sugestões de leitura em Libcom, Passa Palavra, The Atlantic, NQCH (1, 2 e 3), Chuang, Coletivo Planétes, Vimeo e Al Jazeera.

– Equador, revolta contra a retirada de um subsídio governamental, que faria com que aumentasse o custo dos combustíveis e transportes, além de outras medidas impopulares. Sugestão de leitura em Facção Fictícia, BBC, Proletarios Revolucionarios, OPLAS.

– Chile, revolta contra o aumento do preço dos transportes públicos, para a qual convergiu a insatisfação com o modelo econômico herdado da ditadura e que só foi sustada mediante um acordo para uma nova constituinte. Sugestões de leitura em Grupo Interdisciplinario Social Latinoamericano (Facebook), The Clinic, Quilombo Invisível, Primera Linea Revolucionaria Chile, Vimeo, YouTube, Crimethink (1 e 2), Repórter Popular, Lugar Comum, Passa Palavra.

– Bolívia, revolta contra a fraude eleitoral, motins policiais e renúncia de Evo Morales. Sugestões de leitura em Le Monde Diplomatique, Passa Palavra, Systemic Alternatives, Lavaca, Razon y Revolucion, Instituto Humanitas Unisinos, La Nacion, Desinformemonos.

– Catalunha, revolta contra a prisão dos políticos que organizaram um plebiscito sobre a independência da região frente a Espanha. Sugestões de leitura em El Diario, Corporacion Catalana de Mitjans Audiovisuals (1 e 2).

– Honduras, protestos contra um projeto de privatizações do governo, chefiado por um presidente que já vem sendo contestado desde as eleições de 2017, amplamente suspeitas de fraude. Sugestões de leitura em Deutsche Welle, O Globo, Jornal do Comércio, ConexiHon.

– França, greve geral contra a reforma da previdência, uma das maiores na história do país. Sugestões de leitura em G1, Brasil de Fato, Folha de São Paulo, El País, Público.

– Líbano, revolta contra um novo imposto que atingiria inclusive mensagens de WhatsApp, mas que acabaram se generalizando para questionar o regime político do país de divisão do poder entre facções confessionais e atravessaram o ano seguinte. Sugestões de leitura em G1, The New Inquiry, Al Jazeera, Jacobin, Twitter, Midia1508, Aventuras na História, Exame.

– Argélia, protesto contra a intenção do então presidente de concorrer a um quinto mandato. Sugestões de leitura em R7, Exame, G1, RFI, Passa Palavra, Pragmatismo Político.

– Iraque, protestos contra desemprego, ineficiência do serviço público e corrupção terminam questionando o regime de partilha do poder entre as forças políticas e a presença da ocupação estrangeira no país, adentrando também o ano seguinte. Sugestões de leitura em Rampant, Libcom, Alliance of Midle East Socialists, Yahoo News, G1, Estado de Minas, El País, Ceiri News, Reuters.

– Irã, protestos e greves contra o aumento dos combustíveis se prolongam até meados do ano seguinte e apresentam o maior desafio popular ao governo desde o início do regime dos aiatolás em 1979. Sugestões de leitura em Macleans, New York Times, Quilombo Invisível, Libcom, Alliance of Midle East Socialists.

– Indonésia, vários protestos ao longo do ano, contra a reeleição fraudulenta do presidente, a promulgação de leis autoritárias e tensões raciais separatistas na região de Papua. Sugestões de leitura em Agência Brasil, UOL (1 e 2), Folha de São Paulo, G1 (1, 2 e 3), BBC, Reuters, Euronews, Diário de Notícias, e-Global, Terra.

2020

– Estados Unidos, revolta contra a violência policial, dirigida especialmente contra a população negra, exemplificada no assassinato de George Floyd. Sugestões de leitura em Primeira Linha (Facebook), New York Times, Truthout, Mídia 1508, Vice, Jacobin, New York Post, Crimethink (1 e 2), Roar, The Intercept, Al Jazeera, It’s Going Down (1, 2, 3, 4, 5 e 6), In These Times, Detroit Free Press, Ill Will Editions (1 e 2), Puget Sound Anarchists (1 e 2) Artforum, Unicorn Riot, Revista Punkto, Spirit of May 28, UOL.

– Bielorrússia, revolta contra a enésima recondução ao cargo, por meio de eleições fraudulentas, de um presidente fóssil da era soviética. Sugestões de leitura em Twitter, Deutsche Welle (1 e 2), The Guardian, New Yorker, Nueva Sociedad, Los Angeles Times, Folha de São Paulo, Elephant in the Room, The New York Times, Uprising in Belarus (YouTube), Yahoo News e Crimethink.

– Colômbia, protestos contra o assassinato de um advogado pela polícia. Sugestão de leitura em El País.

– Tailândia, protestos contra os privilégios da monarquia, o regime militar e a má gestão da pandemia. Sugestão de leitura em Reuters, The Guardian e Rap Against Dictatorship (YouTube).

– Quirguistão, protesto contra o resultado da eleição parlamentar, considerada fraudulenta pela população. Sugestões de leitura em A Referência, Veja, G1, Deutsche Welle e Isto É.

– Haiti, protestos exigindo a renúncia do presidente devido ao agravamento da miséria. Sugestão de leitura em Gazeta do Povo, G1, UOL, Deutsche Welle, CNN e Isto É.

– Polônia, protesto contra decisão da instância máxima da Justiça praticamente excluindo a possibilidade de aborto legal. Sugestão de leitura G1, Shifter, El País, Piauí, Deutsche Welle, Folha de São Paulo, Outras Palavras, Elephant in the Room, The Guardian (1 e 2).

– Peru, revolta desencadeada pela destituição ilegal de um presidente pelo líder do Congresso, terminando com a destituição deste último, sem também expressar apoio ao presidente anterior, mas apresentando principalmente uma grande insatisfação com a gestão da pandemia e a crise econômica. Sugestão de leitura em La República, El País (1 e 2), BBC, Deutsche Welle, World Socialist Web Site, Federación Anarquista Rosa Negra, Patria Roja, Esquerda Marxista, Liga Internacional Socialista, Democracia Socialista e Latinoamérica21.

2021

– Indonésia, protestos contra a lei que retira direitos trabalhistas e regulações ambientais. Sugestões de leitura em Agência de Notícias Anarquistas, Esquerda Diário, Observador.

– França, protestos contra a lei de segurança global que proíbe filmar ações da polícia. Sugestões de leitura em Estadão, Nantes Revoltee, Passa Palavra, Band UOL.

– Índia, revolta dos agricultores contra uma legislação que iria favorecer as corporações do agronegócio e levar os pequenos produtores à falência, começando no final do ano anterior, perdurando por todo o ano de 2021. Sugestão de leitura em Brasil de Fato e Capire.

– Irã, nova onda de greves e protestos já no decurso da pandemia. Sugestões de leitura em Angry Workers e Iranian Progressives in Translation.

– Colômbia, greve geral massiva, com travamento quase total do país, prolongando-se por meses, contra projeto de lei de aumento de impostos e reforma da saúde. Sugestões de leitura em Agência de Notícias Anarquistas (1 e 2), Jacobin, Federação Anarquista, Folha de São Paulo, Passa Palavra, Outras Palavras, Sound Cloud, Deutsche Welle, Ponte, Facção Fictícia, Crimethink, RT, Teia dos Povos, Sul21, Zur, El Salto Diario, Revoluciones, Masacre en Cali, El país (1 e 2) e Resumen Latinoamericano (1 e 2).

– Birmânia, resistência ao golpe militar. Sugestões de leitura em Passa Palavra (1 e 2) e Deutsche Welle.

– Sudão, resistência contra o golpe militar que interrompeu a transição iniciada em 2018. Sugestões de leitura em Socialist Worker, MENA Solidarity Network, Crimethink, Peoples Dispatch e Reuters.

– Tunísia, protestos contra o parlamento do país, resultando em dissolução deste pelo presidente e crise constitucional prolongada. Sugestões de leitura em Social Science Research Council, Swissinfo e El País.

– Cuba, protestos contra a escassez e crise econômica generalizada, em meio à ressurgência da pandemia, no maior desafio ao governo desde 1994. Sugestões de leitura em Passa Palavra (1 e 2), Comunistas Cuba (1 e 2), Esquerda.Net, Joven Cuba, Observatório Internacional, G1, La Cosa e Movimento Revista.

– Nigéria, revolta contra a violência policial exigindo a dissolução de uma unidade especial notória pelos abusos e impunidade. Sugestões de leitura em Alma Preta.

– Senegal, protesto contra a prisão de um líder oposicionista. Sugestões de leitura em G1 (1 e 2), Euronews, Jornal do Comércio, UOL, Deutsche Welle e A Nação.

– África do Sul, protestos coincidindo com o julgamento do ex-presidente Jacob Zuma, sem no entanto expressar apoio direto a ele, rejeitando o conjunto do sistema político, a crise econômica, o desemprego e a pandemia. Sugestão de leitura em Crimethink.

– Estados Unidos, na tentativa de volta à normalidade depois das eleições e da pandemia estar aparentemente controlada, a polarização e a insatisfação continuam, bem como greves e um peculiar movimento de demissões em massa. Sugestões de leitura em Wildcat, Passa Palavra, Crimethink, UOL (1 e 2), Invidious, Labornotes, YouTube, Libcom, Folha de São Paulo e Newseeek.

2022

– Cazaquistão, revolta contra um aumento drástico no preço dos combustíveis e pelo afastamento total do político que detém o poder no país desde 1990. Sugestões de leitura em Crimethink (1 e 2), Communia, The Diplomat.

– Canadá, greve de caminhoneiros contra a exigência de passaporte de vacinação. Sugestões de leitura em The Guardian.