Voltar ao site

Amazoníze-se! Nenhuma gota de sangue mais dos povos da floresta!

Reproduzimos na íntegra o texto da Carta da Amazônia, resultado dos três dias da trabalho da Assembleia Mundial pela vida da macrorregião e seu ecossistema essencial

21 de julho de 2020

Algo novo está nascendo. Você está ouvindo? Soa bem, em meio aos gritos da Amazônia.

A luta dos povos amazônicos, atacados em seus territórios, memórias e culturas, está aumentando. Cresce o grito ensurdecedor da floresta, derrubada, queimada, saqueada pelo extrativismo violador, que só obedece ao poder e à ganância.

 

Nem mais uma gota de sangue e dor nos produtos de consumo nas cidades do mundo!

Há um mutirão de resistências dentro das comunidades da floresta, do campo e das cidades, que estão se organizando diante da devastação e da fome que continuará após esta pandemia.

 

Porque o ecocídio, etnocídio e terricídio são piores do que o vírus

 

Os corpos e territórios das mulheres e a terra são historicamente violados por um sistema patriarcal, colonial e capitalista que não entende o cuidado com a vida.

 

Entretanto, no meio da dor, como se fosse um nascimento, nasce algo novo: um tecido rebelde de muitos espíritos da floresta e do cimento, o que nos lembra que somos todas amazonas.

 

Este tecido nasce na angustiante certeza de saber que não há mais tempo. É hora de unir na diversidade de conhecimentos dos povos de Abya Yala e do mundo, e nas culturas de cuidado, para devolver o espírito da floresta à humanidade.

 

AMAZONIZE-SE!

Os rios Amazônicos nos atravessam, nos dão ar, nos cantam canções de liberdade; somos filhas e filhos da Terra e da Água, dentro deles nossas raízes são nutridas e coexistem com as estrelas do Jaguar no Universo. Amazonize-se! É agora ou nunca!

 

Entre na selva de nossos sonhos, lutas e resistências! Faça parte do processo de criação das Assembleias Mundiais para libertar a Amazônia e os povos que a habitam. Mais alto que todas as vozes da morte será o grito de vida que emerge da Amazônia e do mundo!