Voltar ao site

Evento extremo mata seis em embarcação no Pantanal

Nossa solidariedade aos familiares das vítimas de (mais uma) tragédia, em particular a nossos camaradas Gardênia, Henrique e Augusto, que perderam quatro dos seus

16 de outubro de 2021

Nossa indignação diante dos efeitos nocivos do aquecimento da Terra transformou-se subitamente num motivo de consternação e luto particular. Em meio às ventanias que têm assolado a região como resultado da seca, queimadas e mudanças no clima, um acidente com uma embarcação turística perto de Corumbá (MS), no Pantanal, tirou a vida, ontem, de seis pessoas, entre as quais quatro familiares de três camaradas: morreram o pai, o tio, o cunhado e um sobrinho de Gardênia Lemos, companheira e mãe de nossos camaradas Henrique e Augusto Lemos. 

Geraldo Alves de Souza, pai de Gardênia e avô de Augusto; Olímpio de Souza, tio da camarada e tio-avô de Augusto; Fernando Gomes de Oliveira, cunhado e tio; e o jovem Thiago Souza Gomes, sobrinho de Henrique e Gardênia e primo de Augusto, não foram vítimas do acaso. Os matou a destruição permanente que o capitalismo impõe à natureza. Ao causar eventos climáticos extremos – como as ventanias, inclusive com nuvens de poeira que assolam SP, MS e o Sul de MG, assim como calores e frios fora do comum, além de inundações e secas brutais pelo mundo afora – essa mesma destruição sistemática dos biomas e da atmosfera amigável  tem provocado a morte de centenas de milhares, deslocamentos em massa e fome à humanidade. 

É com essa certeza que enviamos nosso abraço carinhoso, forte e solidário a Gardênia, Henrique e Augusto. Embora sejamos poucos para o tamanho de sua dor, prometemos que não vamos descansar enquanto não forem devidamente investigadas as causas do acidente (além do ventos). Não descansaremos tampouco em nossa luta contra a depredação ambiental, contra os governos que a promovem e por uma mudança radical desta sociedade, em direção a uma alternativa societária, igualitária e democrática, em que homem e natureza voltem a ser amigos. Em suma, por uma sociedade sem capitalismo e destruição, um mundo ecossocialista. Geraldo, Olímpio, Fernando e Thiago, presentes!!!