Voltar ao site

Gênova 2021: Você a doença, nós a cura!

12 de junho de 2021

[Os protestos em Gênova, de 18 a 22 de julho de 2001, marcaram um momento central do movimento altermundialista. Mais de 200 mil manifestantes de todo o mundo protestaram contra a reunião do G8 que estava ocorrendo na cidade. Os atos foram duramente reprimidos, inclusive com o assassinato do jovem ativista Carlo Giuliani. Agora, uma ampla coalizão de organizações italianas busca, na rememoração dos 20 anos dos protestos, relançar a convergência dos movimentos por alternativas sistêmicas em 19 e 20 de julho próximos.

[A ocasião parece perfeita. Em uma fase em que a Europa e e outros países centrais buscarão dar a pandemia por superada, dois movimentos geopolítico de envergadura deverão confluir: a culminância da ofensiva da administração Biden para recoesionar as alianças globais do império estadounidense e se reposicionar frente ao desafio chinês; e os esforços de retomada do comércio mundial travados pela crise pandêmia e pela gestão de Roberto Azevêdo à frente da OMC. 

11 a 20 de outubro cop 15 da biodiversidade Kunming

Eles se desdobrarão em Milão, que sediará a Pré-COP26 de 30 de setembro a 2 de outubro, em Roma, que sediará a reunião do G20 em 30 e 31 de outubro, em Glasgow (na Escócia), na COP26 de 1 de novembro a 12 de novembro, e em Genebra (na Suiça), na 12a Reunião Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), de 30 de novembro a 3 de dezembro. Nestes encontros se buscará definir uma nova fase da globalização neoliberal. 

É contra tudo isso que temos que nos organizar, protestar e construir alternativas. Lembremos que mobilizações que inicialmente pareciam muito mais precárias foram capazes, em Seattle, em 1999, de bloquear de forma duradoura as negociações da OMC!]

Eis o Chamado:

Vinte anos após o G8 em Gênova. Sem memória não há futuro: sentimos o dever, assim como o direito, de lembrar essa parte importante da história dos movimentos sociais, tanto mais porque é uma ferida ainda aberta. Fazê-lo juntos, com o ativismo social de diferentes gerações. Fazê-lo hoje, enquanto há uma necessidade terrível para o futuro, diante da possibilidade de que as duras lições da pandemia permaneçam inauditas.

Há vinte anos, uma extraordinária convergência de ideias, experiências, culturas e práticas na Itália e no mundo alimentou uma grande esperança para a mudança global. Ela já continha uma previsão do cenário que estávamos enfrentando: a insustentabilidade da globalização neoliberal e seus pesados impactos sociais, econômicos e ambientais. As crises que se sucederam ano após ano a um ritmo cada vez mais preocupante provaram que estávamos certos - até a pandemia, que evidenciou todos os limites estruturais do sistema e os perigos que ele traz consigo. 

Hoje, a necessidade de uma alternativa sistêmica é ainda mais evidente. Os poderes econômicos e financeiros, o sistema político e os governos têm nos forçado a desempenhar o papel de Cassandras há vinte anos: nenhum passo foi dado em direção ao mundo diferente reivindicado por um gigantesco movimento global, apesar do fato de que a consciência dos problemas é agora muito maior do que então. A reação aos danos da globalização neoliberal tem sido, até o momento, dominada pela direita em uma chave racista, reacionária e voltada para a identidade. Agora um vírus revelou toda a magnitude do desastre - climática, social, humana, de gênero, ambiental, de saúde, pandêmica. Um forte ponto de referência anti-sistêmico é ainda mais necessário hoje em dia.

A grande questão do espaço cívico e da acessibilidade democrática, do direito à dissidência, da legitimidade do conflito social, do papel dos atores sociais ainda está em aberto: elementos que são a chave para a qualidade de uma democracia e que, ao invés disso, estão encolhendo, mesmo pela Europa. Em 2001, nas ruas de Gênova, na escola Diaz e em Bolzaneto, sofremos "a maior violação dos direitos humanos no Ocidente", a verdade sobre o assassinato de Carlo Giuliani nunca foi buscada, os instigadores políticos nunca foram esclarecidos, tivemos muito pouca justiça, e ninguém jamais se dignou a pedir desculpas. Gênova é um dos pontos negros e escuros da democracia italiana, não há possibilidade de arquivamento - e manter o espaço cívico aberto é uma necessidade ainda hoje. 

Gênova nos fala da necessidade de convergência. Em 2001, o movimento foi capaz de resistir, de expandir-se ainda mais, e em 2003 realizou a maior manifestação do mundo; foi capaz de construir uma identidade, uma esperança, uma cultura. Foi o resultado de um entrelaçamento sem hierarquias entre diferentes origens, temas e subjetividades. Nestes 20 anos, as idéias daquela época tornaram-se práticas, conflitos, lutas, alternativas concretas, e foram encarnadas em muitos territórios e comunidades. Mas a pandemia nos mostra que ninguém pode salvar-se sozinho, nos diz o quanto estamos interligados e o quanto precisamos reconstruir um espaço público nacional, europeu e global de luta, de pensamento, de alternativa. 

Por esta razão, convidamos ativistas, pessoas, atores sociais da velha e da nova geração que acreditam na necessidade de uma alternativa sistêmica para se encontrarem em Gênova em julho, a fim de melhor enfrentarem estes tempos difíceis. Muitos projetos já estão em andamento, muitas iniciativas serão realizadas em toda a Itália e em Gênova. 

Convidamos você a juntar-se à rede nacional Genova 2021, a organizar iniciativas locais e a vir a Gênova em julho. 

Juntos, vamos dar um passo adiante porque se eles são o vírus, todos nós somos a cura.

19 de julho, 16:00 hs Assembléia Nacional

20 de julho, 10:00 hs Assembléia Internacional

20 de julho, 15:00 hs Piazza Alimonda

Rede Nacional de Gênova 2021

para aderir: 20Genova21@gmail.com