Voltar ao site

O Brasil tornou-se “uma câmara de gás a céu aberto”

"Carta aberta à humanidade", de iniciativa de intelectuais e religiosos, denuncia ao mundo agravamento da pandemia, sob a batuta do governo negacionista e amigo da morte

7 de março de 2021

Uma “Carta aberta à humanidade”, de iniciativa de intelectuais, religiosos e entidades da sociedade civil, foi publicada no sábado dia 6 e já reúne dezenas de milhares de assinaturas. Assine e divulgue acessando este link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAUTbllrhdBSuBMceaIxrzcSHff70-5uLxVM7LCIhlXWV9ig/viewform

O manifesto conta com subscrições de artistas como Chico Buarque e Zélia Duncan, de figuras religiosas como Leonardo Boff, Júlio Lancellotti da Pastoral do Povo de Rua e o bispo católico Mauro Morelli, de intelectuais como a especialista em direitos humanos Carol Proner, dos presidentes de sindicatos como a CUT, a Força Sindical, a UGT, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a Nova Central Sindical de Trabalhadores, a Central dos Sindicatos Brasileiros, a Central Geral de Trabalhadores do Brasil e a Central do Servidor, entre muitos outros.

O manifesto “Vida acima de tudo” não poupa nas palavras. No texto, que já conta outras adesões de peso, afirmam que o Brasil se tornou uma “câmara de gás a céu aberto”. “Pedimos urgência ao Tribunal Penal Internacional (TPI) na condenação da política genocida desse governo que ameaça a civilização.”

Manifesto Vida Acima de Tudo

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança.” Hanna Arendt

 

O Brasil grita por socorro.

 

O Brasil grita por socorro.

Brasileiras e brasileiros comprometidos com a vida estão reféns do genocida Jair Bolsonaro, que ocupa a presidência do Brasil, junto a uma gangue de fanáticos movidos pela irracionalidade fascista.

Esse homem sem humanidade nega a ciência, a vida, a proteção ao meio ambiente e a compaixão. O ódio ao outro é sua razão no exercício do poder.

O Brasil hoje sofre com o intencional colapso do sistema de saúde. O descaso com a vacinação e as medidas básicas de prevenção, o estímulo à aglomeração e à quebra do confinamento, aliados à total ausência de uma política sanitária, criam o ambiente ideal para novas mutações do vírus e colocam em risco os países vizinhos e toda a humanidade. Assistimos horrorizados ao extermínio sistemático de nossa população, sobretudo dos pobres, quilombolas e indígenas.

O monstruoso governo genocida de Bolsonaro deixou de ser apenas uma ameaça para o Brasil para se tornar uma ameaça global.

Apelamos às instâncias nacionais – STF, OAB, Congresso Nacional, CNBB – e às Nações Unidas. Pedimos urgência ao Tribunal Penal Internacional (TPI) na condenação da política genocida desse governo que ameaça a civilização.

Vida acima de tudo”.