Voltar ao site

O mundo ainda está em estado de negação da crise climática

Podemos fazer quantas reuniões quisermos, mas a vontade de mudar não está à vista. A sociedade deve começar a tratar isso como uma crise

20 de agosto de 2020

Greta Thunberg, Luisa Neubauer, Anuna De Wever e Adélaïde Charlier, The Guardian, 19 de agosto de 2020

Na quinta-feira, 20 de agosto, fará exatamente dois anos desde que ocorreu a primeira greve de escolas pelo clima. Olhando para trás, muita coisa aconteceu. Muitos milhões foram às ruas para se juntar à luta de décadas por justiça climática e ambiental. E em 28 de novembro de 2019, o parlamento europeu declarou uma “emergência climática e ambiental”.

Mas, nos últimos dois anos, o mundo também emitiu mais de 80 gigatoneladas de CO2. Vimos desastres naturais contínuos ocorrendo em todo o mundo: incêndios florestais, ondas de calor, inundações, furacões, tempestades, descongelamento de permafrost e colapso de geleiras e ecossistemas inteiros. Muitas vidas e meios de subsistência foram perdidos. E isso é apenas o começo.

Hoje, líderes de todo o mundo falam de uma “crise existencial”. A emergência climática é discutida em inúmeros painéis e cúpulas. Compromissos estão sendo firmados, grandes discursos são feitos. No entanto, quando se trata de ação, ainda estamos em um estado de negação. A crise climática e ecológica nunca foi tratada como uma crise. A lacuna entre o que precisamos fazer e o que realmente está sendo feito está aumentando a cada minuto. Efetivamente, perdemos mais dois anos cruciais para a inação política.

No mês passado, pouco antes da cúpula do Conselho Europeu, publicamos uma carta aberta com demandas à UE e aos líderes mundiais. Desde então, mais de 125.000 pessoas assinaram esta carta. Amanhã nos encontraremos com a chanceler alemã, Angela Merkel, e entregaremos a carta e as exigências, bem como as assinaturas.

Diremos a Merkel que ela deve enfrentar a emergência climática - especialmente porque a Alemanha agora detém a presidência do Conselho Europeu. A Europa tem a responsabilidade de agir. A UE e o Reino Unido são responsáveis ​​por 22% das emissões globais cumulativas históricas, perdendo apenas para os Estados Unidos. É imoral que os países que menos fizeram para causar o problema estejam sofrendo primeiro e pior. A UE tem de agir agora, como se comprometeu a fazer no Acordo de Paris.

Nossas demandas incluem a suspensão de todos os investimentos e subsídios em combustíveis fósseis, desinvestimento de combustíveis fósseis, tornando o ecocídio um crime internacional, projetando políticas que protegem os trabalhadores e os mais vulneráveis, salvaguardando a democracia e estabelecendo orçamentos anuais obrigatórios de carbono com base na melhor ciência disponível.

Entendemos que o mundo é complicado e que o que pedimos pode não ser fácil ou pode parecer irreal. Mas é muito mais irrealista acreditar que nossas sociedades sejam capazes de sobreviver ao aquecimento global para o qual estamos caminhando - bem como outras consequências ecológicas desastrosas dos negócios de hoje. Teremos inevitavelmente que mudar de maneira fundamental, de uma forma ou de outra. A questão é: as mudanças serão em nossos termos ou nos termos da natureza?

No Acordo de Paris, os líderes mundiais se comprometeram a manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C, e com o objetivo de 1,5°C. Nossas demandas demonstram o que esse compromisso significa. No entanto, isso é apenas o mínimo do que precisa ser feito para cumprir essas promessas.

Portanto, se os líderes não estão dispostos a fazer isso, eles terão que começar a explicar por que estão desistindo do Acordo de Paris. Desistindo de suas promessas. Desistir das pessoas que vivem nas áreas mais afetadas. Desistindo das chances de entregar um futuro seguro para seus filhos. Desistindo sem nem mesmo tentar.

A ciência não diz a ninguém o que fazer, ela apenas coleta e apresenta informações verificadas. Cabe a nós estudar e conectar os pontos. Quando você lê o relatório do IPCC SR1.5 e o relatório do déficit de produção do PNUMA, bem como o que os líderes realmente assinaram no acordo de Paris, você vê que a crise climática e ecológica não pode mais ser resolvida nos sistemas de hoje. Até uma criança pode ver que as políticas de hoje não combinam com a melhor ciência atualmente disponível.

Precisamos acabar com a destruição, exploração e destruição em curso de nossos sistemas de suporte de vida e avançar para uma economia totalmente descarbonizada que esteja centrada no bem-estar de todas as pessoas, na democracia e no mundo natural.

Se quisermos ter uma chance de ficar abaixo de 1,5°C de aquecimento, nossas emissões precisam começar a serem reduzidas rapidamente para zero e então para números negativos. Isso é um fato. E, uma vez que não temos todas as soluções técnicas de que precisamos para isso, temos que trabalhar com o que temos em mãos hoje. E isso tem que incluir parar de fazer certas coisas. Isso também é um fato. No entanto, é um fato que a maioria das pessoas se recusa a aceitar. Só o pensamento de estar em uma crise da qual não podemos comprar, construir ou investir para sair parece criar algum tipo de curto-circuito mental coletivo.

Essa mistura de ignorância, negação e inconsciência está no cerne do problema. Como agora, podemos ter quantas reuniões e conferências sobre o clima quisermos. Eles não levarão a mudanças suficientes, porque a vontade de agir e o nível de consciência necessário ainda não estão à vista. A única maneira de avançar é a sociedade começar a tratar a crise como uma crise.

Ainda temos o futuro em nossas mãos. Mas o tempo está escapando rapidamente por entre nossos dedos. Ainda podemos evitar as piores consequências. Mas, para isso, temos que enfrentar a emergência climática e mudar nossos métodos. E essa é a verdade incômoda da qual não podemos escapar.

Greta Thunberg é uma ativista ambiental sueca de 17 anos. Este artigo foi escrito em co-autoria com as jovens ativistas do clima Luisa Neubauer da Alemanha e Anuna de Wever e Adélaïde Charlier da Bélgica