Voltar ao site
Pedro Castillo é proclamado presidente eleito do Peru

Juizado Nacional Eleitoral do Peru proclamou resultado após rejeitar todos os recursos apresentados pela adversária de Castillo nas eleições, a ultradireitista Keiko Fujimori

20 de julho de 2021

Opera Mundi, 19 de julho de 2021

O Juizado Nacional Eleitoral (JNE) do Peru, proclamou na noite desta segunda-feira (19/07), oficialmente, Pedro Castillo como novo presidente do país, após todos os recursos apresentados por sua adversária, a ultradireitista Keiko Fujimori, terem sido rejeitados pela corte.

A proclamação confirma aquilo que as urnas já haviam manifestado. Castillo venceu o segundo turno do pleito presidencial com 50,13% dos votos, contra 49,87% da filha do ex-ditador Alberto Fujimori.

Mais cedo, Keiko disse que “reconhecia” a derrota para Castillo. Ela não conseguiu provar, em nenhum momento, as supostas fraudes que apontava no pleito.

Castillo toma posse no dia 28 de julho.

Apuração

A apuração do 2º turno das eleições peruanas foi acirrada e o resultado das eleições só foi conhecido dias depois.

No dia da votação, 6 de junho, pesquisas boca de urna e até mesmo a contagem rápida feita por institutos de pesquisa indicavam um empate técnico entre os dois candidatos.

Não tardou, entretanto, para Keiko, ao ver que o atual presidente eleito a ultrapassava na apuração, levantar suspeitas de fraude eleitoral, que foram rejeitadas desde o primeiro momento por observadores internacionais.

Aos 98% da apuração, Castillo chegou a se declarar vencedor, mas pedia calma à população e que evitasse "cair em provocações".s