Voltar ao site

Precisamos de camaradas

Caminhos para a avançar coletivamente

4 de fevereiro de 2022

Jodi Dean, Jacobin America Latina. 04 de fevereiro de 2022.

Durante muito tempo, a retórica individualista deslocou o nosso sentido de construir coletivamente para objetivos comuns. A camaradagem tem a ver com a nossa responsabilidade mútua, uma responsabilidade que nos torna melhores e mais fortes do que poderíamos ser sozinhos.

É-nos dito constantemente que os nossos problemas podem ser resolvidos com imaginação, grandes ideias e criatividade. Parece que novas ideias criativas não resolverão a crise climática, como eliminarão a desigualdade extrema e até triunfarão sobre o ódio racial. Estranhamente, este apelo para "pensar grande" e ser "criativo" une todos, desde os gigantes da tecnologia até aos militantes socialistas, políticos do status quo e "comunistas nutella".

Esta unidade aparente impede-nos de ver a gravidade dos conflitos subjacentes sobre o capitalismo, fronteiras, migração e recursos. A divisão desaparece da vista, obscurecida pela fantasia de que poderia haver uma ideia suficientemente grande, criativa e imaginativa para resolver todos os nossos problemas, aparentemente de forma instantânea.

Tal é a ilusão que move o apelo à imaginação. Mas a realidade é que enfrentamos conflitos fundamentais sobre o futuro das nossas sociedades e do nosso mundo. A mudança social não é indolor. Temos de aceitar a realidade da divisão, saber de que lado estamos e lutar para fortalecer esse lado. Não temos de convencer toda a população. Em vez disso, temos de convencer pessoas suficientes para continuar a luta e vencer.

As grandes ideias não são nada se não houver quadros para lutar por elas. No entanto, grande parte da esquerda contemporânea, especialmente no Reino Unido e nos EUA, não conseguiu desenvolver e manter combatentes fortes, empenhados e organizados. A disciplina do trabalho coletivo em nome de um objetivo comum foi substituída por uma retórica individualista de conforto e autocuidado.

Esta retórica, e as práticas que traz consigo, respondem a um problema real: a escassez de organizações políticas que sejam significativas para os seus membros e apoiem as suas necessidades. Na ausência de tais organizações, alguns esquerdistas tratam as redes sociais como uma saída política. Mas dada a indignação incessante, ir nessa linha para ser de esquerda pode ser profundamente masoquista.

Aqueles que supostamente estão do nosso lado são os que mais nos desacreditam. O mesmo acontece quando são formados grupos de trabalho momentâneos para planear ações ou eventos. Habituados aos danos e ofensas dos fanatismos mobilizados pelo capitalismo, somos facilmente ofendidos e lentos a confiar nos outros. Apelar ao autocuidado aborda o sintoma mas não a causa da nossa incapacidade política. Ignora o que realmente nos falta: uma relação política baseada na solidariedade.

A história da organização socialista e comunista oferece-nos uma figura que encarna uma tal relação: o camarada. Como modo de liderança, figura de pertencimento e portador de expectativas, o camarada designa a relação entre aqueles que se encontram do mesmo lado de uma luta política. Para além do sentido da política como uma questão de convicção individual, o camarada aponta para as expectativas de solidariedade necessárias para construir uma capacidade política partilhada. 

Graças às expectativas dos nossos camaradas, participamos em reuniões que de outra forma perderíamos, fazemos trabalho político que de outra forma poderíamos evitar, e tentamos estar à altura das nossas responsabilidades mútuas. Experimentamos a alegria da luta empenhada, da aprendizagem pela prática. Vencemos os medos que nos poderiam subjugar se fôssemos forçados a enfrentá-los sozinhos. Os nossos companheiros tornam-nos melhores, mais fortes, do que podíamos estar sozinhos.

O racismo posto à prova

Considere um exemplo da história do Partido Comunista dos EUA: um julgamento em massa que organizou no Harlem em 1931. O Partido tentou August Yokinen, um trabalhador finlandês, por preconceito racial, por defender a superioridade branca e por promover pontos de vista prejudiciais para a classe trabalhadora. Cerca de 1500 trabalhadores brancos e negros assistiram ao julgamento do Partido, que teve lugar no Casino Harlem, um dos maiores salões da região. Clarence Hathaway, o editor branco do Daily Worker, apresentou o caso da acusação. Richard B. Moore, um dos mais estimados oradores negros do Partido, liderou a defesa de Yokinen. Um júri de quatorze trabalhadores, sete negros e sete brancos, devolveu o veredito. Yokinen era um dos três membros brancos do Partido que tinha estado a trabalhar à porta de um baile no Clube dos Trabalhadores Finlandeses em Harlem. Vários trabalhadores negros chegaram ao baile e só relutantemente foram admitidos. Uma vez à porta, foram tratados com tanta hostilidade que logo saíram. Nenhum dos membros do Partido Branco os acolheu ou defendeu.

Durante a investigação do incidente pelo Partido, os camaradas de Yokinen admitiram o seu erro. Mas Yokinen tentou justificar o seu comportamento explicando que pensava que os trabalhadores negros entrariam no salão de bilhar e que não queria banhar-se com negros.

No momento do julgamento do Partido, Yokinen admitiu a sua culpa e prometeu retificá-la com trabalho concreto para a luta pela antirracista. A questão perante o júri era então se Yokinen deveria ser expulso do Partido pelo seu racismo e "chauvinismo branco" ou ser colocado em liberdade condicional.

Os argumentos de acusação de Hathaway sublinharam que Yokinen não só não agiu de acordo com as expectativas igualitárias do Partido Comunista, mas que este mesmo fracasso o colocou do lado dos linchadores e senhorios. A menor expressão de superioridade racial branca minou a solidariedade de classe e fortaleceu a burguesia. Quando Yokinen não conseguiu defender o compromisso do Partido para com a igualdade racial, deu aos trabalhadores negros boas razões para esperar nada mais do que traição, tanto do Partido como de quaisquer brancos.

Hathaway lembrou ao júri que, uma vez que a luta pela igualdade de direitos dos negros era indispensável à luta proletária, o Partido Comunista tinha de demonstrar - em ação - que estava empenhado em eliminar todos os vestígios de chauvinismo branco. A expulsão de Yokinen demonstraria este compromisso. Mas Hathaway também ofereceu a Yokinen um caminho de regresso ao Partido. Se Yokinen lutou ativamente contra a supremacia branca, vendendo o jornal negro The Liberator e relatando o seu julgamento no Clube dos Trabalhadores finlandês, então deveria poder requerer a readmissão.

A defesa de Moore deslocou o foco para o verdadeiro inimigo, a classe capitalista. Foram os senhorios e a burguesia que espalharam o veneno do ódio racial, ajudados pelos oportunistas sindicais e socialistas. A questão de Moore não era que Yokinen não devesse ser responsabilizada. Era que ninguém era inocente. Todos os aspectos do imperialismo capitalista espalham a ideologia corrupta da superioridade branca.

Moore criticou novamente o Partido Comunista, perguntando se tinha feito o trabalho educativo necessário para enfrentar o ódio racial. Teria desenvolvido programas para o movimento operário para explicar a importância da luta contra o linchamento? Teria feito um esforço sério para erradicar os preconceitos? Moore declarou que a resposta era "não".

O Partido partilhou o crime de Yokinen. Moore concluiu que a autocrítica, e não a expulsão, era o melhor caminho a seguir. A autocrítica permitiria ao Partido demonstrar o seu empenho através das suas acções. Uma vantagem adicional, argumentou Moore, era que a autocrítica salvaria Yokinen para a luta, um factor crucial quando todos os trabalhadores tinham de participar no esforço para derrubar o sistema.

No seu resumo, Moore recordou ao júri a seriedade da expulsão do Partido Comunista. "Preferia ter a minha cabeça cortada pelos linchadores capitalistas do que ser expulso da Internacional Comunista", disse Moore. Ele quis dizer que ser afastado do Partido, separado dos seus camaradas e privado da sua camaradagem, é um destino pior do que a morte. É o tipo de morte social em que um trabalhador se torna um estranho ao seu próprio movimento, uma pessoa tão má ou pior do que os próprios capitalistas.

Moore concluiu que Yokinen tinha de ser condenado, mas o mais importante era condenar o capitalismo pela miséria, preconceito, terror e linchamento que este gera. O partido teve de salvar e educar o camarada, para lhe dar uma oportunidade de provar o seu valor. O Partido também teve de travar uma luta implacável contra o chauvinismo branco e qualquer coisa que ameaçasse a unidade de classe.

O júri considerou Yokinen culpado, o que não foi surpreendente, uma vez que ele tinha admitido a sua culpa. Concordaram em expulsá-lo, mas estavam divididos sobre se a expulsão deveria durar seis ou doze meses. Aceitaram as sugestões da acusação sobre formas de Yokinen corrigir os seus erros, vendendo O Libertador e combatendo o chauvinismo branco. Assim, embora Yokinen tenha sido expulso, continuou a ser um camarada. O julgamento resultou numa decisão afirmando o seu papel na luta de classes, um papel centrado na construção da unidade entre trabalhadores negros e brancos. O Partido não o empurrou para longe. Proporcionou-lhe um caminho de regresso.

No dia seguinte ao julgamento, Yokinen foi preso e detido para deportação. O Comintern-backed International Labour Defence (ILD) defendeu-o durante as audiências de deportação.

Do mesmo lado

O julgamento Yokinen ensina uma série de lições que os socialistas contemporâneos fariam bem em reaprender, lições sobre camaradagem. O primeiro conjunto de lições é sobre estar do mesmo lado. A acusação e a defesa partilhavam os mesmos princípios e objetivos: unidade da classe trabalhadora, abolição da supremacia branca, necessidade de igualdade racial em ação na vida cotidiana, revolução proletária. Os princípios comuns permitiram-lhes discernir e nomear o inimigo comum: os capitalistas e senhorios que promulgaram a supremacia branca e a lei do linchamento. Qualquer pessoa que aceitasse estes princípios era um camarada, mesmo que tivesse cometido erros. O facto de serem camaradas significava que eram valiosos para a luta. Só precisavam de ser ensinadas, treinadas. A revolução precisa do maior número possível de recrutas.

O segundo conjunto de lições deriva da primeira: o valor da autocrítica coletiva. Se um dos nossos camaradas comete um erro, partilhamos a responsabilidade. O que poderíamos ter feito para o evitar? Que tipo de instrução ou orientação poderíamos ter dado? Estamos todos sempre rodeados pela ideologia racista do capitalismo. Temos de nos apoiar uns aos outros na luta contra ela. Devemos condenar as ações que reforçam a supremacia branca e condenar ainda mais fortemente o sistema que a engendra.

Finalmente, o terceiro conjunto de lições envolve o caminho de regresso. Em contraste com o identitarismo tóxico que Mark Fisher apelidou de "castelo de vampiros" e a cultura perniciosa do "cancelamento" que circula entre os esquerdistas nos meios de comunicação social, no caso de Yokinen o Partido Comunista visava a unidade. Prosseguiu práticas que construíram esta unidade em vez de a desfazerem. Mesmo alguém expulso do Partido não foi totalmente condenado. Na verdade, quando confrontado com o poder agressivo do Estado imperialista, o Partido estava na vanguarda da sua defesa.

Yokinen ainda estava do mesmo lado que os comunistas. Continuava a ser um camarada. Ele aceitou a decisão do Partido sobre o trabalho que tinha de fazer para combater a supremacia branca e construir a unidade da classe trabalhadora. O que estava em jogo não era moralismo - a necessidade de um "pedido de desculpas" - nem um julgamento individualista sobre a sua atitude. O que importava era fazer o trabalho que a luta revolucionária exige.

Disciplina

Para alguns da esquerda contemporânea, a disciplina tem um mau nome. Não só veem a disciplina como uma ameaça à liberdade individual, como são céticos em relação à intensa pertença política de qualquer tipo. Vendo a disciplina dos camaradas apenas como um constrangimento e não como uma decisão de construir capacidade coletiva, eles substituem a fantasia de que a política pode ser individual pela realidade da luta política. Esta substituição evita o facto de a camaradagem ser uma escolha, tanto para aquele que adere como para o Partido a que adere. Também ignora a qualidade libertadora da disciplina. 

Pois quando temos camaradas, somos libertados da obrigação de ser e saber e fazer tudo por nossa conta; em vez disso, existe um coletivo maior com uma linha, um programa e um conjunto de tarefas e objetivos que todos assumimos em conjunto. Somos libertados do cinismo que desfila como maturidade pelo optimismo prático que o trabalho fiel gera. A disciplina fornece o apoio que nos liberta para cometer erros, aprender e crescer. Quando cometemos erros - e cada um de nós o fará - os nossos pares estarão lá para nos apanharem, nos limparem o pó e nos endireitarem. Não somos deixados entregues a nós próprios.

Os esquerdistas desorganizados e desorganizados permanecem demasiadas vezes extasiados com a ilusão de que as chamadas "pessoas comuns" criarão espontaneamente novas formas de vida que inaugurarão um futuro glorioso. Esta ilusão não reconhece as privações e incapacidades que quarenta anos de neoliberalismo infligiram à massa da população.

Se fosse verdade que a austeridade, a dívida, o colapso das infraestruturas institucionais e a fuga de capitais pudessem permitir a emergência espontânea de modos de vida igualitários, não veríamos as enormes desigualdades económicas, a intensificação da violência racista, o declínio da esperança de vida, a morte lenta, a água insegura, o solo poluído, o policiamento e a vigilância militarizada, e os bairros urbanos e suburbanos desolados que são hoje comuns.

O esgotamento de recursos inclui o esgotamento de recursos humanos. Muitas vezes as pessoas querem fazer algo mas não sabem o que fazer ou como o fazer. Podem estar isolados em locais de trabalho não sindicalizados, sobrecarregados por múltiplos empregos com horários flexíveis, esgotados pelo cuidado de amigos e familiares.

A organização disciplinada - a disciplina dos camaradas empenhados numa luta comum por um futuro emancipatório e igualitário - pode ajudar aqui. Por vezes queremos e precisamos de alguém que nos diga o que fazer, porque estamos demasiado cansados e sobrecarregados para o percebermos por nós próprios. Por vezes, quando nos é atribuída uma tarefa como camaradas, sentimos que os nossos pequenos esforços têm um significado e um propósito maiores, talvez até um significado histórico mundial na luta antiquíssima dos povos contra a opressão.

Por vezes o mero conhecimento de que temos camaradas que partilham os nossos compromissos, as nossas alegrias e os nossos esforços para aprender com as derrotas torna possível o trabalho político onde antes não havia nenhum.