Voltar ao site

Resolução da Mesa Antiguerra das Forças Russas de Esquerda

5 de março de 2022

Declaração antiguerra conjunta de organizações da esquerda russa, 2 de março de 2022

Nós, membros do Partido Comunista da Federação Russa, do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, do Movimento Socialista Russo, da Ação Socialista de Esquerda, cidadãos da Rússia que aderem a visões de esquerda e democráticas, em conexão com o início das hostilidades no território da Ucrânia, declaramos:

- condenamos a decisão tomada pelo presidente russo V. Putin de invadir a Ucrânia, pois isso levará à morte de milhares de pessoas de ambos os lados. A situação econômica dos trabalhadores de ambos os países se agravará. A invasão atual é apenas uma satisfação das ambições pouco saudáveis de política externa de um círculo restrito de pessoas na liderança do país, bem como uma forma de distrair a atenção das falhas do governo russo na política interna;

- exigimos que a liderança russa interrompa imediatamente a agressão contra o povo irmão ucraniano;

- pedimos a todos os cidadãos russos que aderem às visões de esquerda e democráticas que publiquem em suas páginas de mídia social uma exigência à liderança russa para que cessem a agressão armada contra o povo irmão ucraniano. Exortamos você a conduzir uma agitação antiguerra entre seus vizinhos, parentes, colegas e outros cidadãos da Rússia!

Se o governo existente não for capaz de proporcionar paz aos povos, então o caminho para isso será através de uma mudança radical deste governo e de todo o sistema sócio-político.

Evgeny Stupin (Partido Comunista da Federação Russa)

Boris Kagarlitsky (Rabkor)

Grigory Yudin, sociólogo

Mikhail Lobanov (Sindicato de Solidariedade Universitária)

Kirill Medvedev (Movimento Socialista Russo)

Alexey Sakhnin (jornalista, ex-membro da “Frente Esquerda”)

Nikita Arkin (Movimento Socialista de Esquerda)

V. Avramchuk (Partido Revolucionário dos Trabalhadores)

Sergey Tsukasov, Mundep Ostankino

Elmar Rustamov “Labor Russia”

Moscou, 24.02.2022