Voltar ao site

Rússia: Feministas na luta contra Putin!

As feministas russas estão nas ruas protestando contra a guerra de Putin

3 de março de 2022

Moscou, Rússia. Resistência Feminista Anti-Guerra. 1 de março de 2022.

O texto abaixo é um manifesto de feministas russas que se uniram contra a ocupação e a guerra na Ucrânia. O feminismo é um dos poucos movimentos de oposição na Rússia contemporânea que não foi destruído pelas ondas de perseguição comandadas pelo governo de Vladimir Putin. Neste momento, dezenas de grupos feministas populares estão ativos em pelo menos trinta cidades russas. Neste texto, as feministas que participam em manifestações anti-guerra em todo o país apelam às feministas de todo o mundo para se unirem na oposição à agressão militar lançada pelo governo de Putin.

A 24 de Fevereiro, por volta das 5h30 da manhã, horário de Moscou, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma "operação especial" no território da Ucrânia, a fim de "desnazificar" e "desmilitarizar" este Estado soberano. Esta operação já estava há muito em preparação. Durante vários meses, as tropas russas estavam a avançar para a fronteira com a Ucrânia. Ao mesmo tempo, a liderança do nosso país negou qualquer possibilidade de um ataque militar. Agora vemos que se tratava de uma mentira.

A Rússia declarou guerra ao seu vizinho. Não permitiu à Ucrânia o direito à autodeterminação nem qualquer esperança de uma vida pacífica. Declaramos - e não pela primeira vez - que a guerra tem sido travada nos últimos oito anos por iniciativa do governo russo. A guerra em Donbas é uma consequência da anexação ilegal da Crimea. Acreditamos que a Rússia e o seu presidente não estão nem nunca estiveram preocupados com o destino das pessoas em Luhansk e Donetsk, e o reconhecimento das repúblicas após oito anos foi apenas um pretexto para a invasão da Ucrânia sob o pretexto da libertação.

Como cidadãs e feministas russas, condenamos esta guerra. O feminismo como força política não pode estar do lado de uma guerra de agressão e ocupação militar. O movimento feminista na Rússia luta por grupos vulneráveis e pelo desenvolvimento de uma sociedade justa com igualdade de oportunidades e perspectivas, na qual não pode haver lugar para a violência e os conflitos militares.

Guerra significa violência, pobreza, deslocação forçada, vidas destruídas, insegurança, e falta de futuro. É inconciliável com os valores e objetivos essenciais do movimento feminista. A guerra exacerba a desigualdade entre os sexos e atrasa os ganhos para os direitos humanos em muitos anos. A guerra traz consigo não só a violência de bombas e balas mas também a violência sexual: como a história mostra, durante a guerra, o risco de ser violada aumenta várias vezes para qualquer mulher. Por estas e muitas outras razões, as feministas russas e as que partilham os valores feministas precisam de tomar uma posição forte contra esta guerra desencadeada pela liderança do nosso país.

A guerra atual, como mostram os discursos de Putin, é também travada sob o mote dos "valores tradicionais" declarados pelas ideólogas governamentais - valores que a Rússia alegadamente decidiu promover em todo o mundo como missionária, utilizando a violência contra aqueles que se recusam a aceitá-los ou que têm outros pontos de vista. Qualquer pessoa capaz de pensamento crítico compreende bem que estes "valores tradicionais" incluem desigualdade de género, exploração das mulheres, e repressão estatal contra aqueles cujo modo de vida, auto-identificação, e ações não estão em conformidade com normas patriarcais estreitas. A justificação da ocupação de um Estado vizinho pelo desejo de promover tais normas distorcidas e prosseguir uma "libertação" demagógica é outra razão pela qual as feministas em toda a Rússia devem opor-se a esta guerra com toda a sua energia.

Atualmente, as feministas são uma das poucas forças políticas ativas na Rússia. Durante muito tempo, as autoridades russas não nos encararam como um movimento político perigoso, e por isso fomos temporariamente menos afetadas pela repressão do Estado do que outros grupos políticos. Atualmente, mais de quarenta e cinco organizações feministas diferentes operam em todo o país, de Kaliningrado a Vladivostok, de Rostov-on-Don a Ulan-Ude e Murmansk. Apelamos a grupos feministas russos e feministas em geral a juntarem-se à Resistência Feminista Anti-Guerra e a unirem forças para se oporem ativamente à guerra e ao governo que a iniciou. Apelamos também às feministas de todo o mundo para que se juntem à nossa resistência. Somos muitas, e juntas podemos fazer muito: Ao longo dos últimos dez anos, o movimento feminista ganhou enorme poder mediático e cultural. Chegou a altura de o transformar em poder político. Somos a oposição à guerra, ao patriarcado, ao autoritarismo, e ao militarismo. Nós somos o futuro que prevalecerá.

Apelamos às feministas de todo o mundo:

- Participe em manifestações pacíficas e lance campanhas nas ruas e online contra a guerra na Ucrânia e a ditadura de Putin, organizando as suas próprias ações. Sintam-se à vontade para usar o símbolo do movimento Feminista Anti-Resistência à Guerra nos seus materiais e publicações, bem como hashtags #FeministAntiWarResistance e #FeministsAgainstWar.

- Distribua a informação sobre a guerra na Ucrânia e sobre a agressão de Putin. Precisamos que o mundo inteiro apoie a Ucrânia neste momento e que se recuse a ajudar o regime de Putin de qualquer forma.

- Partilhe este manifesto com outros. É necessário mostrar que as feministas são contra esta guerra - e qualquer tipo de guerra. É também essencial demonstrar que ainda há ativistas russas dispostas a unir-se em oposição ao regime de Putin. Estamos todos em perigo de perseguição por parte do Estado e precisamos do vosso apoio.

Tradução de Daniel Lopes, militante da Insurgência.