Voltar ao site

Covid gerou a pior crise sistêmica desde a fundação da ONU

29 de setembro de 2021

Relatório defende reforço de sistema de proteção social para minimizar desigualdades.

Bernardo Caram, Folha de S. Paulo, 29 de setembro de 2021

Documento elaborado por órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que a pandemia do novo coronavírus gerou a pior crise sistêmica do planeta desde a sua fundação, em 1945, com ampliação das desigualdades e deixando a população vulnerável em situação mais crítica. O relatório diz que o choque econômico causado pela crise sanitária afetou consumo, investimento e produção.

O organismo defende um reforço do sistema de proteção social, incluindo programas de transferência de renda, cobertura de saúde e acesso a serviços básicos.

Publicado nesta quarta-feira (29), o documento "Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável" foi produzido pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Opas (Organização Pan-americana da Saúde).

"Considerada a pior crise sistêmica já vivida no planeta desde a criação das Nações Unidas, a pandemia da Covid-19 vem atingindo a população mundial de forma desproporcional, aprofundando desigualdades e, consequentemente, tornando mais distante o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", diz o relatório.

Segundo o documento, o mundo está retrocedendo em relação aos 17 objetivos, que buscam ações para reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Entre os pontos perseguidos, estão a redução da fome, agricultura sustentável, trabalho decente, crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo responsável. O plano da ONU é que esses objetivos, agora considerados mais distantes, sejam alcançados até 2030.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui. 

Nota do Instituto Humanitas Unisinos - IHU 

Também pode ser lida a reportagem "ONU sugere lista com 55 medidas para o Brasil pós-covid; veja prioridades. Relação inclui reabertura de escolas com segurança, renda básica universal, conexão à internet para crianças e linha de crédito verde", de Felipe Resk, publicada por O Estado de S. Paulo, 29-09-2021.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.