Na última semana, os vereadores da capital pernambucana aprovaram uma vergonhosa nota de repúdio contra a realização da Parada da Diversidade de Pernambuco, ocorrida no dia 14 de setembro, no Parque Dona Lindu, na zona sul do Recife. Com 24 votos favoráveis e 7 contrários, o resultado contou com a aliança de parlamentares do PSB, do prefeito de Recife, João Campos, e vereadores do PL, além de outros partidos da extrema-direita.
Os votos do PSB vitaminaram as proposições do vereador Fred Ferreira (PL), que, embalado, aprovou também na mesma sessão um voto de aplausos ao ato de bolsonaristas acorrido no dia 7 de setembro, em favor da anistia aos condenados pela tentativa de golpe no 8 de janeiro de 2023.
Repercussão negativa
Entre os contrários às proposições do vereador do PL, estiveram Jô Cavalcanti (PSOL), Cida Pedrosa (PCdoB) e Osmar Ricardo (PT), que se manifestaram no plenário em protestos. Pelo PSOL Pernambuco, a Insurgência e a Resistência emitiram nota pública reforçando posição em defesa do evento e da pauta LGBTQIA+, confira:
A Insurgência e a Resistência, organizações internas ao Partido Socialismo e Liberdade, expressam seu mais veemente repúdio à nota aprovada pela Câmara Municipal de Recife contra a Parada da Diversidade de Pernambuco. Essa aprovação é um claro retrocesso e uma afronta aos direitos humanos e à dignidade das pessoas LGBTQIA+.
Parada da Diversidade: Um Espaço de Resistência e Celebração
A Parada da Diversidade de Pernambuco é um evento crucial para a comunidade LGBTQIA+ e seus aliados, proporcionando um espaço para celebrar a diversidade, promover a conscientização e lutar contra a discriminação e violência. É um momento de resistência e afirmação da identidade e dignidade das pessoas LGBTQIA+.
A Nota de Repúdio: Uma Ameaça à Liberdade de Expressão e ao Direito à Diversidade
A nota de repúdio aprovada com o voto de 24 vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Recife é uma tentativa de silenciar a voz da comunidade LGBTQIA+ e impor uma visão retrógrada e discriminatória. Dialoga, inaceitavelmente, com o atraso da extrema-direita nacional, que votou a favor da PEC da bandidagem, e internacional, que assassina cruelmente crianças e mulheres palestinas em Gaza. É o oposto dos princípios de igualdade, justiça e respeito aos direitos humanos.
Nossa Posição
- Defendemos a liberdade de expressão e o direito à diversidade: todos têm o direito de expressar sua identidade e orientação sexual sem medo de discriminação ou violência.
- Rejeitamos a discriminação e a violência: condenamos qualquer forma de discriminação e violência contra as pessoas LGBTQIA+ e defendemos a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade e a inclusão.
- Apoiamos a Parada da Diversidade: Reiteramos nosso apoio à Parada da Diversidade de Pernambuco e a todos os eventos que promovam a conscientização e a celebração da diversidade.
Convite
Convidamos todos a se juntarem em defesa da diversidade e da inclusão. Vamos juntos mostrar que não vamos silenciar e que vamos continuar lutando pelos nossos direitos e pela nossa dignidade.
Pela Diversidade, Pela Inclusão, Pela Igualdade!